Iguaba Grande, Rio de Janeiro
Rio De Janeiro |
Telefone: | 2297021110 22988271642 |
La Frelisa Kennel´s
Rio De Janeiro |
Telefone: | 2297021110 22988271642 |
A chegada do filhote16/5/10Quando pensar em adquirir um filhotinho, deve-se pensar nos preparativos da chegada do mais novo integrante.
CAMA A cama deve ficar em um local relativamente quieto para que o filhote possa dormir sem ser perturbado sempre que estiver cansado.
VASILHA DE ALIMENTO E ÁGUA O filhote deve ter suas próprias vasilhas de alimento e água. Dê preferência para as vasilhas de metal, são mais pesadas, impossibilitando assim, que o pequeno cão a carregue. Seu tamanho deve ser de tal forma que ele posa comer e beber confortavelmente sem submergir o focinho e orelhas.
ALIMENTO Tenha um suprimento de alimento preparado para a chegada do filhote. Pergunte ao criador o que o filhote está acostumado a comer. É melhor manter a mesma dieta por alguns dias. Uma troca de alimento, deverá ser feita gradativamente e levará aproximadamente uma semana.
BRINQUEDO Todos os filhotes gostam de mastigar. Este é um comportamento normal e ajuda no processo de dentição. Dê a ele alguns brinquedos só dele para impedi-lo de pegar outros itens da sua casa. Os brinquedos não precisam ser elaborados, mas assegure-se de que não sejam tóxicos, grandes o suficiente para não serem engolidos e relativamente indestrutíveis. Cuidado com brinquedos que tenham apliques ou apitos. Se ele engolir objetos, eles podem ficar presos na garganta, estômago ou intestinos e podem ser uma séria ameaça à vida do melhor amigo.
PEDIATRA VETERINÁRIO Finalmente, assegure-se de ter anotado o nome e endereço do pediatra, neste caso, o veterinário. Todos os canis sérios possuem veterinários responsáveis pelo mesmo.
CUIDADO, FILHOTES SÃO ASPIRADORES! Enquanto for filhote, mantenha tudo que possa ser perigoso fora do alcance do pequeno. Ele pode cavar ou mastigar qualquer coisa que encontrar incluindo plantas e fios elétricos.
A
CHEGADA DO FILHOTE
A APRESENTAÇÃO DO FILHOTE PARA A FAMÍLIA A apresentação do filhote à família deve ser feita com cautela. Este é um período difícil e confuso para o pequeno grande amigo. Sua casa é uma profusão de visões, sons e cheiros estranhos que ele pode achar excitante, mas talvez seja um pouco demais. Ele sentirá falta da mãe, dos irmãos e irmãs e irá querer que sua família propicie a companhia, conforto e segurança que deixou para trás.
A ESCOLHA DO NOME Escolha um nome para o filhote o mais rápido possível. Seja insistente e o use repetidamente enquanto fala com ele - tão rápido ele aprenderá a responder.
ATENÇÃO!: ALERTA PARA AS CRIANÇAS Crianças novas na família precisam aprender que filhotes não são brinquedos. Você verá que o filhote brinca vigorosamente por pequenos períodos, pois necessitam dormir um grande período de tempo. Dormir é tão importante para seu filhote quanto para um bebê, então não o perturbe enquanto estiver dormindo.
CIÚMES DE OUTROS ANIMAIS DA CASA Não deixe de dar atenção aos outros animais de estimação da família ou eles podem ficar com ciúmes do recêm-chegado. Faça as apresentações gradualmente, em território neutro e sob constante supervisão. Nunca deixe um filhote sozinho com um cão ou gato mais velho. Alimente-os separadamente até que se tornem amigos.
AS PRIMEIRAS NOITES DO FILHOTE Durante as primeiras noites, o filhote ficará agitado e poderá choramingará quando deixado sozinho. Enrole uma bolsa de água quente e um despertador em um cobertor e coloque na cama dele, isso pode ser confortante para um filhote novo. Entretanto, estes itens não devem ser feitos de borracha ou plástico, ou o filhote os mastigará. Acima de tudo, tenha paciência com o novo integrante da família durante a apresentação à sua casa. Não dê nem fale de forma agressiva com ele durante os primeiros dias, mesmo que seja destrutivo e faça bagunça - no estado em que está, pode apenas passar a ter medo de você. Este período inicial deve ser agradável, para que você e seu filhote possam se conhecer, assim ele aprenderá a confiar em você, formando então as bases para uma vida feliz juntos.
Por EDUARDO FREIRE |